quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Atividade com Aluno - Tecnologia Assistiva

Relatório das atividades com aluno usando Tecnologia Assistiva do Curso de Tecnologia Assistiva

Professora: Ozaide Lopes Vieira Linhares
A. Aluno:
Um dos alunos que fazem parte do desenvolvimento da referida atividade chama-se José Adão da Silva, é portador de encefalopatia com retardo mental moderado, é surdo e mudo.
Freqüenta somente a escola Especial – APAE, tem 67 anos, freqüentou alguns anos iniciais não concluindo, vive com um irmão e cunhada, foi pouco estimulado, comunica-se através de gestos criados por ele e família, mas em alguns momentos ele produz sons. E na escola quando quer alguma coisa, tem fome, sede, ir ao banheiro, ... simplesmente sai da sala imediatamente sem demonstrar o que vai fazer, neste caso vou atrás para saber o que está fazendo e o ajudo quando necessário.
Quando desenvolvo atividades com ele, busco primeiramente várias alternativas: figuras, objetos, etc, para que ele entenda o que eu quero que faça, mas percebo que o José gosta muito de se comunicar, sente necessidade de demonstrar o que pensa, e as vezes fica nervoso se não for compreendido principalmente com colegas que o magoam.
Acredito que mesmo pela idade mais avançada é preciso buscar alternativas para melhor a convivência, o relacionamento na escola e desenvolver a comunicação gestual no caso do José. Por esse motivo resolvi optar pelo PECS adotando gradualmente as imagens.
2. Tecnologia Assistiva escolhida:
- Partindo da necessidade de ampliar a comunicação do José escolhi a Tecnologia Assistiva: PECS – Sistema de Comunicação por Figuras.
3. Descrição da atividade:
- Inicialmente busquei as figuras e imagens disponibilizadas pelo curso, referentes a alimentação, higiene e sentimentos.
- A cada dia fui introduzindo figuras de acordo com a situação para que ele procurasse expressar seus sentimentos de maneira mais clara e objetiva, fazendo com que todos da escola o compreendesse.
- Então apresentei as imagens que expressam sentimentos, para que me dissesse como está se sentindo.
- Depois pedi para me indicar o que fez após levantar pela manhã antes de vir para a escola, se tomou banho, fez a higiene bucal, ...se não fez, por que não fez.
- Para o momento do recreio indicar o que vamos fazer em primeiro lugar (lavar as mãos), se servir, dizer do que mais gostou, depois indicar que é o momento da higiene bucal. E indicar para a professora quando sentia a necessidade de ir ao banheiro.

B. Reflexão sobre a experiência:
Este trabalho que iniciei com o José, deverá ser permanente, porque devido a idade, falta de hábito torna-se mais difícil a assimilação. Mas o José já está apontando para a figura quando ele precisa ir ao banheiro, escovar os dentes, ...e quando faltou cadeira para ele sentar.
Estou muito contente, porque os meus demais alunos de deficiências menos severas, por falarem, eles sempre estão lembrando o José da indicação de alguma figura.
Sem dúvidas vou conseguir muitos avanços com os meus alunos em geral, mesmo tendo pouco apoio familiar quanto a estas questões.
E o José, embora é pouco tempo na escola, e o trabalho é recente, percebo que ele vê as imagens como algo importante para ele se comunicar, pois está virando hábito, entrar na sala e já busc

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